sexta-feira, 22 de junho de 2018

Coccocypselum lanceolatum - Rubiaceae

Coccocypselum lanceolatum

Rubiaceae


Nomes populares:
Veludinho Azul do Cerrado, Azulzinha do Bosque, Veludinho Rasteiro, Frutinha Azul, Piririca

Sinonímias:
-

Descrição da Planta:
Planta rasteira que produz grande quantidade de pequenos frutos de cor azul intensa, que podem ser consumidos in-natura, apesar de possuírem sabor neutro. Também pode ser utilizado em sucos, sorvetes ou como corante natural. Planta muito rústica e de fácil cultivo, podendo até ser cultivada em vasos. Gosta de ambientes de meia sombra ou sombreados com luminosidade. Ocorre em áreas de Cerrado e de Mata Atlântica.

Floresce no período de:
Dezembro a janeiro

Frutifica no período de:
Fevereiro a julho

Fotografada em:
Resíduo de Cerrado em Limeira-SP

Informações complementares:
- Projeto Colecionado Frutas

Veja mais fotos abaixo:

Detalhe da planta frutificando em grande quantidade

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Planta minúscula já frutificando!

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos



9 comentários:

  1. Estou procurando essa planta em todo lugar! Você teria sementes para me vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Envie email para: celototz@gmail.com ou whats: 47999962358

      Excluir
  2. Olá, também tenho interesse nessa planta! Quero reintroduzi-la na mata ao lado da minha casa! Saberia me dizer onde posso encontra-la?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Eu tinha umas mudas dessa plantinha e nunca mais achei. Gostaria de comprar mudas ou sementes.
    Acho ela muito linda e gostaria de plantar em uma mata que tenho na chácara. Se tiver,favor entrar em contato (38)999117070

    ResponderExcluir
  4. tenho sementes e plantas zap 31 996536203

    ResponderExcluir
  5. Também tenho sementes. Meu nome é Rafael. (12)996793541

    ResponderExcluir
  6. Otimo saber. Tenho muita dela ! A mata está cheia destes frutinhos.

    ResponderExcluir